É de extrema importância que o jornalista procure ampliar seu olhar diante à realidade. Buscar novos conhecimentos e ir além do que é proposto para nossa formação nos possibilita compreender melhor as particularidades de cada história e situações que iremos nos deparar ao exercer a profissão.
Por entender o papel do jornalista como dever social e de interesse público, busquei explorar e obter outras perspectivas de mundo, optando por cursar duas disciplinas que me trouxeram novos aprendizados: Libras e Psicologia Social. Ao cursar Libras, tive acesso mais aprofundado de uma realidade que eu não conhecia. pois Ao ter aulas com professores surdos, pude adentrar e conhecer as vivências dos que fazem parte daquela comunidade.
Conviver um período com esses professores me trouxe a reflexão sobre o meu trabalho como comunicadora,pois, são poucas as vezes em que a mídia aborda pautas inclusivas, relatando os problemas sociais. Por isso, percebi a importância de dar a visibilidade a comunidade surda, pois é importante que a sociedade consiga os enxergar e perceber a necessidade do ensino da Libras para uma melhor inclusão.
Para ter um maior conhecimento e aprofundamento sobre as questões sociais, cursei a disciplina de Psicologia Social. Foi nela que pude me familiarizar com temáticas que envolvem racismo, machismo, homofobia e construção de estereótipos sociais. A disciplina me deu uma maior propriedade para escrever sobre determinadas pautas inclusivas, além de ampliar minha compreensão sobre questões relacionadas à subjetividade e a formação de preconceitos.
O Jornalista tem que ser capaz de enfrentar as problemáticas do seu tempo, questionar o status quo e denunciar as injustiças sociais. Por isso, ressalto a importância da interdisciplinaridade em sua formação profissional. Quanto maior o repertório e a visão de mundo obtidos, mais destacada e fundamental será sua atuação profissional em qualquer área que vá optar seguir.