Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

A chegada dos streams de filmes, séries, documentários e desenhos coloca em risco as tradicionais Tv’s por assinatura?

Atualmente, existem diversas opções de stream, além da conhecida Netflix, nessa lista temos: Globo Play, Amazon Prime Video, Apple +, Disney +, Telecine, e a novidade do pedaço a linda HBO MAX. Não é segredo para ninguém que a geração mais ligada à internet ama um stream e também ama pagar pouco, diferente dos valores exorbitantes de canais por assinatura.

A chegada da pandemia do Covid-19, teve um impacto negativo sobre as empresas de canais por assinatura. Mesmo com um número considerável de clientes, a diminuição dos assinantes foi perceptível.

Os tradicionais canais pagos que fazem parte do escopo televisivo são presenças marcadas em 30,4% das casas brasileiras, em 2019, conforme afirma a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad). A pesquisa divulgada pelo IBGE, afirma que houve uma baixa de 1,4% em relação a 2018.

De acordo com dados da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, estima-se que as TVs pagas estejam perdendo uma média de 156 mil clientes por mês – os dados vão até abril de 2021. Isso quer dizer que no início de 2020, os assinantes eram 15,6 milhões, já em 2021 esse número caiu para 14,1 milhões.

Com a chegada de opções de Streams que vão de R$ 9,99 até R$ 50,00, você pode ter acesso a inúmeras telas e a conteúdos disputados. Mas será que esse movimento é suficiente para extinguir os canais pagos? Acho que não.

Existem públicos para todos os gostos, há quem ame um filme aleatório ou quem ame escolher conforme o humor do dia. Mas engana-se quem pensa que os streams estejam disputando diretamente com as tvs por assinatura. Na verdade, eles estão disputando entre si.

Pegue o meu exemplo, usuária do Globo Play assídua, simplesmente cancelei o meu plano com a chegada da HBO MAX, nem precisei de 1 hora para pensar. Depois do surgimento da Amazon Prime Video, a Netflix foi cancelada com gosto. Não vou pagar a mais por um serviço que é basicamente o mesmo.

Com isso, pode-se analisar que a geração, consumidora dos Streams, não tem fidelidade como os assinantes de canais pagos. Nós vamos para a empresa que oferece o melhor pelo menor preço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *