Um dos maiores guitarristas da música, Stevie Ray Vaughan, deixou um legado de riffs icônicos durante sua carreira. Conhecido por seu estilo musical original e por ter uma estética que remete à cultura do “velho oeste”, Stevie Ray Vaughan faz muito sucesso até os dias de hoje. Por isso, aqui estão algumas curiosidades sobre o artista.
A primeira inspiração musical de Stevie Ray Vaughan foi seu irmão, Jimmie. O irmão do artista tocava guitarra e ao ouvi-lo tocar quando ainda era pequeno, Stevie se impressionou com o talento do irmão, fato que lhe despertou o interesse em aprender a tocar o instrumento. O guitarrista começou a tocar quando tinha apenas 7 anos de idade.
Um dos principais gêneros musicais de Stevie Ray Vaughan era o blues, mas o artista apreciava diversas canções provindas do jazz. Entre suas referências musicais, o guitarrista admirava grandes nomes do gênero como Wes Montgomery e George Benson. Esses músicos moldaram a sua forma de tocar guitarra e compôr canções.
Stevie Ray Vaughan também sabia tocar baixo. Muitas pessoas não sabem mas o guitarrista tinha grande aptidão com o instrumento. Tocou baixo durante algum tempo na banda de seu irmão. Porém, quando os integrantes do grupo o escutaram tocar guitarra, logo o colocaram para ser o guitarrista da banda.
Durante sua carreira, Stevie Ray Vaughan teve contato com diversos nomes icônicos da música, sua banda foi contratada pelos Rolling Stones para tocar em uma festa em Nova Iorque e David Bowie o ajudou a alavancar a carreira musical. No início dos anos 80, David Bowie convidou o guitarrista para gravar o disco “Let’s Dance”, em 1983. Foi após essa gravação que o nome do guitarrista ficou cada vez mais conhecido pelo público.
Ao contrário de muitos músicos profissionais, Stevie Ray Vaughan não tinha conhecimento sobre teoria musical. O artista costumava compôr canções sem saber qual tom estava tocando.
As produções de Stevie Ray Vaughan fizeram o artista conquistar diversos prêmios ao longo de sua carreira musical. Entretanto, o prêmio mais valioso do guitarrista foi o W.C Handy Blues Foundation’s Entertainer of The Year Award. Ele foi o primeiro artista branco a ganhar a premiação, em 1985.