A maior banda de rock feminina da história, sem sombra de dúvidas, é a reveladora de grandes nomes do gênero como Joan Jett e Lita Ford: The Runaways. Formada apenas por garotas com um grande talento, o grupo entrou para a história da música como uma das principais revoluções do meio musical, pois mostrou para o público que as bandas de rock femininas produzem muita música boa. Por isso, vamos falar algumas curiosidades sobre a banda.
A banda foi formada pela guitarrista Joan Jett e a baterista Sandy West nos anos 70, quando elas eram jovens aspirantes a estrelas do rock. Com a ajuda de Kim Fowley, um famoso produtor de grandes bandas de rock do cenário musical americano, as integrantes do grupo acharam as outras membros do The Runaways: Cherie Currie e Lita Ford. A formação fez muito sucesso entre o público por conta do talento das garotas.
A história da banda foi transmitida para seus apreciadores por meio de filme interpretado por grandes nomes do cinema. Uma curiosidade sobre a produção do filme é que Joan Jett dava “aulas” para Kristen Stewart, a atriz que a interpreta na obra, sobre como interpretá-la. O filme foi muito bem sucedido na cena de Hollywood.
A guitarrista Joan Jett obteve muito sucesso em sua carreira musical após o fim da banda “The Runaways”. Isso por que interpretou canções famosas como “I love rock and roll”, música que a trouxe para o topo das paradas dos EUA e em outros países. Após o lançamento de sua banda, suas canções obtiveram uma grande atenção em relação ao cenário musical do rock.
A banda fez muito sucesso nos EUA, mas apesar de sua fama, há relatos de machismo direcionados às garotas. De acordo com algumas fontes, durante os ensaios as integrantes do The Runaways treinavam como desviar de garrafas e latinhas que seriam jogadas nos shows. Isso por que, na época, o público não achava que garotas poderiam fazer boas canções de rock, isso até as escutarem tocar.
O grupo era muito conhecido em outros países, mas principalmente no Japão. A popularidade das integrantes da banda no Oriente era gigantesca, principalmente por serem uma das primeiras bandas formada apenas por garotas a fazer tour no exterior. Os japoneses eram conhecidos por serem grandes admiradores do rock americano, principalmente nos anos 70, período em que The Runaways estava em ascensão.
Joan Jett é uma das principais figuras do rock feminino por suas produções revolucionárias junto das Runaways e em carreira solo após o fim da banda. Após sair da banda Joan Jett foi rejeitada por cerca de 23 gravadoras diferentes, o que a fez criar a própria gravadora, que atua até o dias de hoje com diversos artistas da cena musical. Ela é uma das primeira artistas femininas a criar a própria gravadora.