Nosso país é extremamente musical. Cada região guarda seu estilo próprio. Somos um país de vasta musicalidade. Na lista de hoje, trago três documentários de artistas brasileiros de genêros diversos que você encontra na plataforma da Netflix.
AmarELO: É Tudo Pra Ontem
O documentário começa com o cantor Emicida contando sobre seu álbum AmarElo, o processo criativo, significados das músicas e o planejamento do show de lançamento no Theatro Municipal de São Paulo.
AmarELO também traz cenas do cantor com sua família, em sua casa, nos mostrando seu cotidiano e fazendo um paralelo dos aprendizados da vida com sua nova obra.
Essa produção audiovisual traz também histórias da população negra, especialmente em de São Paulo, e demonstra que tudo está conectado. As lutas, as conquistas, os preconceitos, tudo faz parte da história que AmarElo conta.
Anitta Made Honório
No documentário, podemos enxergar com mais clareza que Anitta é uma personagem criada por Larissa de Macedo Machado como forma de se distanciar de um período difícil de sua vida. Na obra, podemos perceber e entender como Larissa/Anitta se consagrou como uma cantora e empresária de sucesso.
Parte da produção também aborda a relação familiar da artista, como ela lidou com a chegada de seu irmão, fruto de um outro relacionamento de seu pai, por exemplo. Vemos que a casa de Anitta vive cheia de pessoas, assim como as viagens da cantora. Ela mesma chega a dizer que não gosta de ficar sozinha.
“Anitta Made in Honório” mostra bem as fragilidades e sonhos da artista bem como seus momentos de emoção e felicidade.
A Anitta artista e empresária são mostradas de uma forma bem balanceada, o que explica muito do sucesso da artista hoje no Brasil.
Os Quatro Paralamas
O documentário acompanha a banda “Os Paralamas do Sucesso”, composta por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro, além do empresário José Fortes. Essa ligação, a propósito, é mais mostrada do que falada. Da reunião de três amigos que sobem ao palco criou-se a trilha sonora de muitos brasileiros, já que são 37 anos de carreira e com a mesma formação.
O nosso país é bastante retratado em vídeos de arquivos da banda que embarcava em um carro para chegar a locais de shows remotos. É notória a influência de grupos norte-americanos e ingleses na música produzida pelo grupo.
Uma parte que me chamou bastante atenção foi a abordagem dada ao acidente de ultraleve que levou à morte a mulher de Herbert Vianna e deixou o vocalista paraplégico, porém, o episódio não o impediu de permancer na banda, na qual, toca até os dias atuais.