O aniversário de alguém é sempre uma data muito especial. É o dia de celebrar o nascimento junto da família e dos amigos, com muitas comidas gostosas e música boa. Coincidentemente a coluna musical de hoje é publicada no dia do meu aniversário, então, em clima festivo, vim lhes contar algumas curiosidades sobre a música de aniversário mais famosa do mundo, que é cantada após tantos anos de sua produção.
A música “Parabéns pra você” é a principal música a ser utilizada nas festas de aniversário. A letra pode mudar de acordo com a região em que é utilizada, mas sua popularidade no mundo é inegável, são diversos os países que utilizam a mesma melodia para parabenizar vários aniversariantes. A música foi composta em 1893 por duas irmãs em uma cidade dos EUA.
Uma das compositoras da canção era uma estudiosa que tinha o viés voltado para a música. De acordo com algumas fontes, ela havia tido acesso às primeiras impressões do que seria o gênero blues. Ela estudava as produções afro-americanas e notava as características do gênero que se tornaria muito famoso.
A canção composta com letras simples e com instrumental repetitivo se tornou um verdadeiro marco na história da música. É realmente excepcional conseguir compôr uma canção que se manteve inalterada por tanto tempo, sendo cantada com a mesma melodia de quando foi produzida.
Atualmente há cerca de 18 gravações da canção em línguas diferentes. A música é uma das poucas produções que se mantiveram famosas após várias décadas. Um fator curioso é que ela foi passada de geração em geração por meio da transmissão oral, uma característica que era presente na época das antigas civilizações.
A versão brasileira da música é bem mais elaborada do que a original americana, pois não há repetições em sua letra. A versão nacional foi lançada em 1942, e foi selecionada entre cerca de 5 mil composições para o instrumental. Isso por que, em 1942, um locutor da rádio Tupi realizou um concurso para eleger a melhor versão brasileira da canção, a música que conhecemos atualmente foi a letra ganhadora do concurso.
As pessoas que avaliaram as composições realizadas para a competição buscavam a composição com a melhor qualidade lírica. Isso por que os avaliadores eram membros da Academia Brasileira de Letras. Eles se encantaram com a composição ganhadora pois era uma das poucas que tinha quatro linhas diferentes, pois a maioria das letras enviadas repetiam a mesma frase quatro vezes.