Vanessa Passo: Quem é Rose Rabelo?
Rose Rabelo: Sou escritora, consultora e professora de escrita criativa. Formada em letras Português/Inglês pela universidade Federal de Santa Catarina e estudando pós-graduação em ensino da Literatura. Trabalho na área de educação, ensino e suporte educacional por quase 10 anos e sou uma apaixonada pelo que faço. Participei em diversas antologias e publicações em revistas literárias. Este ano realizei um de meus maiores sonhos: a publicação de meu livro de contos “A vida como ela pode ser”, contendo 40 contos E para o próximo ano estou trabalhando em um romance: “Memórias de uma Meretriz”. (aguardem fortes emoções!)
Vanessa Passo: Quando começou a escrever?
Rose Rabelo: Comecei a escrever poesia na época da adolescência, tinha uma agenda/diário onde eu escrevia sobre vários assuntos. Quando completei 14 anos comecei a escrever meus primeiros contos, muito tímidos. Uma professora de Língua Portuguesa, na época, me inscreveu em um concurso do SESC/ Santa Catarina e eu acabei ganhando. Dali em diante meu fascínio por histórias curtas só aumentou.
Vanessa Passo: Quais gêneros você escreve?
Rose Rabelo: Escrevo contos e estou me aventurando em um romance que pretendo publicar no próximo ano.
Vanessa Passo: O que ou quem te inspira a escrever?
Rose Rabelo: A vida me inspira e todas as pessoas com quem eu convivo também. Não imagino minha vida sem a escrita, sempre escrevi, mesmo que não fosse para publicar, certamente eu estaria escrevendo.
Vanessa Passo: Como funciona seu processo de criação?
Rose Rabelo: Inicio com esboço da história. Faço um levantamento dos personagens e da história em si. Em seguida mapeio o que quero provocar em meus leitores. Escrevo o conto, reviso, encaminho para um leitor Beta e para um revisor. Caso necessário, ajusto alguns pontos antes de publicar.
Vanessa Passo: O que te motiva a escrever?
Rose Rabelo: Gosto de saber que estou compartilhando parte de mim, da minha essência com o mundo e contribuindo com a literatura do meu país da melhor forma que posso. Por isso dou o meu melhor todos os dias.
Vanessa Passo:Já teve algum bloqueio criativo? Se sim, o que você fez para superá-lo?
Rose Rabelo: Sim, eu descanso. A exaustão é inimiga da criatividade, por isso, quando me sinto sem ter o que contar é certamente hora de descansar. Geralmente vou passear, me conecto com a minha família, amigos e pessoas que gosto. Quando posso, viajo.
Vanessa Passo: Agora, nos fala um pouquinho sobre as obras que escreveu.
Rose Rabelo: “A vida como ela pode ser…” é uma coletânea de contos que reúne textos diversos com personagens intrigantes, que vão desde traiçoeiros e psicóticos até amáveis e fantasiosos. Inspirada no grande Nelson Rodrigues, eu me dediquei a escrever contos que falam de assuntos corriqueiros e que geram identificação com os leitores para mostrar que nem sempre a vida é como ela é, mas sim como ela pode ser. Contando com quarenta contos, a coletânea surpreende e instiga o leitor a continuar a leitura até a última palavra. É um livro perfeito para apreciadores de histórias curtas e impactantes.
Vanessa Passo: Para você, qual a importância da leitura?
Rose Rabelo: Importância crucial. Em minha opinião a leitura abre horizontes, nos mostra um mundo novo a cada leitura, nos transforma.
A leitura também nos apresenta estilos e formatos diversificados de expressões criativas, podendo dessa forma, nos auxiliar no mapeamento e desenvolvimento do nosso próprio estilo.
Vanessa Passo: Qual mensagem você quer deixar para os seus leitores?
Rose Rabelo: Cada página escrita por mim é um processo de muito labor, mas também de muita diversão e alegria. Escrever é uma das atividades que mais amo desempenhar e compartilho com muita felicidade com vocês, então, divirtam-se!