Ao nos relacionarmos com uma obra literária, é comum o interesse pelas circunstâncias na qual o livro foi escrito. Isso envolve, além do fascínio pelo processo criativo do escritor, uma certa curiosidade a respeito da sua intimidade. E não há lugar que revele mais sobre a intimidade de alguém do que o local onde se vive, certo?
Por isso, o Mural separou quatro casas de escritores abertas à visitação. Confira a seguir:
- Casa Museu Cora Coralina – Cidade de Goiás
Cora iniciou sua carreira na literatura tardiamente, mas seu talento espantoso e a força de sua poesia são maiores que todos os tempos e consagraram a escritora como uma das mais celebradas poetas do país.
A casa onde morou tornou-se museu e localiza-se na cidade de Goiás, a 136km da capital goiana. Você encontra mais informações no site do museu: https://www.museucoracoralina.com.br/site/
2. Emily Dickinson Museum – Amherst, Massachusetts
A maior poeta americana residiu em apenas uma casa durante toda a sua vida. Localizada em Amherst, Massachusetts, a casa guarda a história de Emily e de seus poemas, que foram descobertos em seu quarto após a sua morte.
O museu abrange duas casas: a Dickinson Homestead, local onde Emily nasceu e morreu, e a residência ao lado, Evergreens, que fora construída por Edward Dickinson, pai da poeta, como presente de casamento para seu irmão Austin e sua esposa Susan Gilbert (com quem Emily manteve um romance secreto por longos anos, tematizado, inclusive, na maior parte de seus poemas sobre amor).
Além de estar aberto ao público, o museu promove a obra de Emily através de workshops e palestras. Para mais informações, visite o site: https://www.emilydickinsonmuseum.org/
3. Casa de Guimarães Rosa – Cordisburgo, Minas Gerais
Que Guimarães Rosa é um dos nomes mais importantes da literatura brasileira não é segredo pra ninguém. Mas o que talvez algumas pessoas não saibam, é que a casa onde viveu o célebre escritor é hoje um museu e ponto turístico em Minas Gerais.
O museu, localizado em Cordisburgo, mantém um acervo de objetos e registros da vida do escritor (vestuário, utensílios domésticos, mobiliária) que permite ao visitante uma imersão total no universo de Guimarães Rosa.
4. Virginia Woolf – Monk’s House
A última casa em que viveu o ícone da literatura mundial, Virginia Woolf, também está aberta a visitações. Situado em Rodmell, na Inglaterra, o local permanece com os móveis e objetos que pertenciam a Virginia e seu esposo, Leonard Woolf. Os cômodos estão exatamente como a escritora deixou antes de cometer suicídio em março de 1941, afogando-se no rio Ouse, que, inclusive, situa-se nas proximidades da residência.
Os relatos de visitantes expressam sempre uma profunda comoção que se dá através do contato intenso com a intimidade da autora. Imagine você, mortal, de corpo presente no mesmo ambiente que um dia abrigou uma das mais brilhantes e revolucionárias escritoras da história da humanidade? É de impactar até as mais austeras e inflexíveis feições.
Um sonho!
Para saber mais sobre o local, acesse o site: https://www.nationaltrust.org.uk/monks-house