Os Estados Unidos têm um grande número de artistas importantes para a música internacional. Os músicos americanos são muito conhecidos em diversas regiões do mundo, entretanto, algumas figuras artísticas fizeram história no país. Nat King Cole tem uma história muito interessante, sendo bastante influente no cenário musical dos EUA.
O cantor ficou conhecido por sua voz excepcional e por seu talento com diversos instrumentos musicais. Entretanto, sua importância para a música americana é realmente grandiosa, pois foi influente em aspectos sociais variados. A história do músico moldou o cenário musical dos Estados Unidos, inspirando diversos artistas afroamericanos.
Nat King Cole aprendeu a tocar piano na igreja onde seu pai era pastor. O músico mostrava sua aptidão para a música desde jovem, o artista cantava e tocava no coral da igreja quando ainda era pequeno. O cantor apreciava gêneros como jazz, música gospel e música clássica.
As canções do artista eram produzidas por meio de diversas influências artísticas. Uma de suas inspirações eram os contos folclóricos da comunidade negra. Seu primeiro hit de sucesso foi inspirado em um conto que havia escutado por seu pai durante um sermão. A canção vendeu mais de 500 mil cópias, o fazendo ser conhecido entre os apreciadores de música.
Sua carreira obteve diversas composições de sucesso, porém, por ser um artista negro no cenário musical dos anos 40, Nat King Cole utilizou sua fama para promover o combate ao racismo nos EUA. O músico não tocava em locais com segregação racial como forma de protesto. Em 1948, o artista comprou uma casa em um condomínio onde havia apenas moradores brancos. O conselho do condomínio havia dito para o cantor que não queriam indesejáveis mudando para lá, o artista respondeu falando que se visse alguém indesejável seria o primeiro a reclamar.
Um aspecto importante de sua carreira foi o lançamento do primeiro programa televisivo apresentado por um artista negro. O “The Nat King Cole Show” foi lançado em 1956 nos EUA, sendo comandado pelo músico. A importância do cantor no meio musical norte americano é realmente grandiosa, pois foi um dos músicos afroamericanos que mais realizaram feitos para a comunidade negra, inspirando diversos artistas no país.