Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

DICKINSON: UMA BIOGRAFIA CRIATIVA DA POETA HISTÓRICA

Emily Dickinson, uma das maiores escritoras de todos os tempos, agora tem sua história contada nas telinhas! Dickinson, série original da Apple TV+, narra a jornada da brilhante poeta nascida em Amherst, Massachusetts, na época do abolicionismo estadunidense.  Pertencente à uma família que condenava o movimento sufragista e permitia às mulheres somente o destino dos afazeres domésticos, Emily sentia-se (e estava) à frente do seu tempo ao seguir pelos caminhos da literatura. 

Com criação de Alena Smith, Dickinson não é uma biografia comum. A série incorpora recursos lúdicos e passeia pela via da comédia, apostando na mistura de elementos modernos (destaque para as músicas e a linguagem do século XXI) com a ambientação e problemáticas específicas da época. 

Hailee Steinfeld nos envolve em fascínio no papel da protagonista. As emoções por ela manifestadas nos permitem criar intimidade com a personagem e nos sensibiliza para o entendimento das sensações e vivências de Emily, mérito de sua excelente atuação. 

Por falar em envolver o público, o relacionamento de Emily e Sue (Ella Hunt) é tema central na série e no coração dos telespectadores. Susan Gilbert era cunhada de Emily e foi a grande inspiração dos poemas da histórica escritora. Na trama, o romance entre as duas sofre em carne viva as restrições da época e se desenvolve em segredo, dando vida a um amor incansável de intensidade quase palpável. 

O roteiro da série nos coloca em contato com a personalidade da personagem principal esmiuçando camadas familiares, nuances pessoais e explorando seus poemas através da investigação do seu imaginário. O texto possui ainda sacadas inteligentes e irônicas envolvidas por aspectos da contemporaneidade. 

Os elementos modernos de Dickinson me parecem uma homenagem à escritora cujo ideais progressistas não foram compreendidos pela realidade do seu calendário. Ao retratar uma jovem tida como rebelde, a trama também nos lembra que o que já conquistamos como liberdade feminina nasceu da “rebeldia” das que vieram antes. A série diverte e emociona ao celebrar um nome que pertence a todos os tempos; Emily Dickinson. 

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=FYB2fzEh5jc

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *