Dia da Abolição da Escravatura.
Dia 13 de maio é lembrado no Brasil como o Dia da Abolição da Escravatura. Passaram-se 133 anos desde que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea (Lei Imperial nº 3.353), “libertando” os negros escravizados. Todavia, a data está longe de marcar o fim oficial da escravatura no Brasil. Na verdade, deu início a grande fantasia de que os negros seriam inseridos e respeitados na sociedade. Teriam os mesmo direitos e deveres dos brancos.
Para entender melhor a trajetória da escravidão em território brasileiro, que continuou mesmo após a Lei Áurea, escolhemos 3 filmes:
Quilombo
A trama conta a trajetória de Ganga Zumba, um príncipe africano escravizado fugido, que se tornou líder do Quilombo dos Palmares.
Anos mais tarde surgiu Zumbi, que contesta todas as ideias de seus tio Ganga Zumba e trava uma das maiores lutas pela liberdade. O filme conta com grandes nomes como Zezé Motta, Grande Otelo e Tony Tornado no elenco. Além disso, foi indicado à Palma de Ouro no festival Cannes de 1984.
Num engenho de Pernambuco, por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde existe uma nação de ex-escravos fugidos que resiste ao cerco colonial, entre eles Ganga Zumba. Tempos depois, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta as ideias conciliatórias de Ganga Zumba (Príncipe) e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira.
Direção: Cacá Diegues.
Você pode assistir ao filme aqui
Besouro
Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.
Huen Chiu Ku, coreógrafo de “Kill Bill”, foi responsável pelas belas cenas de lutas dirigidas por João Daniel Tikhomiroff. Besouro foi indicado ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro na categoria de Melhor direção de arte, em 2010.
Direção: João Daniel Tikhomiroff.
Você pode assistir ao filme aqui
A Última Abolição
O Brasil tem o vergonhoso título de “último país ocidental a abolir a escravidão”, fato que se deu apenas em 1888. O documentário A Última Abolição aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas; a resistência escrava e estratégias de luta dos escravizados e libertos; o papel das mulheres negras na resistência; as discussões da elite política e cultural do país no período; culminando com a assinatura da Lei Áurea e suas consequências para a população negra do Brasil pós-abolição aos dias de hoje. Ao mostrar o protagonismo do povo negro na luta por sua libertação o documentário contribuirá para o debate da história brasileira e da formação da nossa cultura, jogando um novo enfoque no tema e fortalecendo o combate ao preconceito racial.
Direção: Alice Gomes.
Disponível na plataforma de streaming Globoplay.