Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

As mulheres influentes da música brasileira

   A música nacional é composta por artistas que exalam talento e originalidade, que transmitem nossa cultura de forma singular para o mundo. São muitos os cantores, músicos e compositores que fizeram a história do cenário musical brasileiro, principalmente as mulheres. Elas tornaram suas vozes na voz de uma população grandiosa, com uma grande diversidade e representatividade cultural.

   As cantoras brasileiras deixaram sua marca na música, tornando-se essenciais para qualquer um que aprecie canções populares nacionais. A figura feminina muitas vezes era representada apenas por meio de vozes masculinas, citada por meio de olhares de homens em letras musicais. Mas, com o passar do tempo, a mulher obteve a atenção do público, produzindo obras relevantes para a música.

   Cantoras como Gal Costa, Elis Regina, Elba Ramalho, entre outras, são algumas das mais influentes artistas do cenário musical nacional. Elas moldaram a música brasileira de forma diferenciada e única. Outra artista importante para que a voz feminina tivesse lugar no cenário musical é Inezita Barroso, que gravou um LP em 1958 com composições feitas por mulheres, como as de Lina Pesci.

   A Tropicália, movimento cultural dos anos 60, promoveu o surgimento de diversas compositoras com um talento inigualável, entre elas estava Rosinha de Valença. O samba também conquistou espaço para as mulheres se tornarem protagonistas, na década de 70 uma das mais influentes sambistas brasileiras era Leci Brandão, que produzia letras mais politizadas e que questionavam a figura da mulher, em um cenário político conservador. Durante essa década, muitas canções foram lançadas e os artistas buscavam a liberdade de expressão por meio da música, foi nesse contexto que as vozes femininas obtiveram mais atenção do público.

   Nos anos 80 o rock estava em ascensão, e as mulheres também. Cantoras como Paula Toller, Marina Lima e Lucina fizeram sucesso com canções feitas com instrumentais originais e letras diferenciadas. Nesse período Adriana Calcanhoto consolidou sua carreira com composições de diversos gêneros, incluindo o samba.

   Essas cantoras serviram de inspiração para muitas artistas conhecidas atualmente, e o mais interessante é que muitas delas faziam referências em suas letras a outras artistas influentes. O cenário musical obtinha influências do talento feminino em diversos aspectos, direta ou indiretamente, quando as vozes que tocavam nas rádios eram exclusivamente masculinas. As conquistas das mulheres se deram de forma colaborativa, chegando até o mundo da música. É possível dizer que o cenário musical brasileiro tem se tornado cada vez mais feminino.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *