Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Tom Jobim: do Brasil para o mundo

   Ontem foi aniversário da nossa adorada Ana Paula Farias, fundadora do Mural da Ana Paula, esse lugar de tanta cultura, história e conhecimento, proporcionado por ela a todos nós integrantes desse projeto, onde podemos compartilhar com vocês nossos variados conteúdos. A coluna de hoje é sobre Tom Jobim, lenda da música brasileira, pois é um dos artistas que nossa mentora adora ouvir. Um símbolo do Brasil no mundo inteiro.

   Você pode não conhecer esse artista apenas pelo nome (o que acho meio improvável), mas se alguém tocar “Garota de Ipanema” você provavelmente vai reconhecer a canção bem rápido. Essa produção é um marco nacional e projetou o nosso país em diversos locais no exterior. Ela foi composta por ele junto com o lendário Vinícius de Moraes, mas essa não é a única conquista que o fez ser tão famoso.

   Tom Jobim ou Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, era um músico carioca que adorava compôr sobre seu país e sua cidade. Desde pequeno Tom Jobim teve influências musicais por conta de seus tios, que tocavam músicas variadas. Aos 14 anos teve aulas de piano, depois aprendendo a tocar outros instrumentos.

   O artista fez faculdade de Arquitetura e Urbanismo durante um tempo, mas seguiu a música como um viés profissional. Tocava piano em bares e boates durante a década de 40 e 50, quando já era músico, enquanto estudava orquestra, harmonia e composição. Em 1952, foi contratado pela gravadora Continental, onde fez muito sucesso com suas produções.

   Um fato interessante sobre o artista era sua relação com a cidade de Nova Iorque, onde ia com certa frequência. Ele adorava as construções do local. Tom Jobim disse, inclusive, que estar em outro país o fazia ter mais saudades do território brasileiro e que por isso, talvez a maioria das letras de suas músicas eram sobre o Brasil.

   Jobim era muito influente no mundo da música, suas canções eram apreciadas por muitas pessoas e isso o fez ter parcerias com diversos artistas renomados, entre eles Charlie Byrd, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald. Entretanto, uma das parcerias mais icônicas e aclamadas com o músico foi a realizada com Vinícius de Moraes, o qual produziu a famosa canção “Garota de Ipanema”. Um dos maiores motivos pelos quais essa música faz tanto sucesso até hoje, é sua letra e sonoridade.

   Ao escutá-la, a simplicidade instrumental e lírica nos traz o sentimento de contemplação as coisas simples da vida, o que faz com que todos possam apreciá-la. É uma música que consegue tocar a alma daqueles que a escutam. Isso pode ser compartilhado não apenas por meio da letra, mas também por seu instrumental, por isso é um sucesso tocado em diversos países.

   A canção fez com que a Bossa Nova ficasse cada vez mais conhecida, principalmente após a apresentação de Frank Sinatra, que cantou a composição em um show. Tom Jobim tinha um talento excepcional para a música e isso foi transmitido para o mundo todo. Jobim é um dos maiores músicos da história da música brasileira.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *