Sempre fui apaixonada por leitura. Eu criança, cresci cercada de livros. Eu adolescente, tive fases e fases. Mas, no geral, continuei lendo bastante. Eu jovem adulta, de repente me deparo com o inesperado. Conheço uma inimiga. Digo oi à ressaca literária. Li pouco entre meus 18 e 19 anos. Porém, chegaram os 20. Sim, logo em 2020. O ano mais atípico já visto pela humanidade. Atingi meus 20 anos em julho de 2020. E foi justamente nessa etapa da minha fase jovem adulta que eu consegui, de fato, me recuperar com força total da minha ressaca literária.
Tudo começou com Bobagens Imperdíveis para atravessar o Isolamento, de Aline Valek. Que me fez não só atravessar o isolamento social, como também atravessar a ressaca literária. Depois disso, me vi dentro do maravilhoso Clube de Leitura Espalhe Fantasia, onde lemos (o fantástico) Porém Bruxa, da Carol Chiovatto, (o belíssimo) Araruama: o livro das sementes, do Ian Fraser, (o incrível) O castelo das águias, da Ana Lúcia Merege, e estamos lendo (o sinistro) Serpentário, do Felipe Castilho.
Em meio a tudo isso, também li (o perfeito) Lágrimas de Carne, da Fernanda Castro, autora que conheci através do clube de leitura.
E tudo isso só pela ficção fantástica!
Li também esse ano O Peso do Pássaro Morto, da Aline Bei. Um livro impactante e profundo em todos os sentidos.
Em 2020, eu também tive a oportunidade de conhecer muitos autores cearenses maravilhosos e me conectar com eles! Li o livro de contos A mulher mais amada do mundo, da querida Vanessa Passos, o livro de experimentações poéticas Esta solidão aberta que trago no punho, do Dércio Braúna, a antologia poética Flor de Resistência, organizada por Ricardo Kelmer e Alan Mendonça.
Notou uma coisa? Todos esses autores e autoras que eu trouxe aqui pra vocês, são nacionais e contemporâneos! Porque, sim, nós temos obras incríveis na nossa literatura nacional contemporânea, e temos que lê-las e valorizá-las.
Os livros que eu citei aqui são só algumas sugestões. Mas existem inúmeros outros autores para você conhecer.
Boas leituras!