Participar de um Clube de Leitura é como abrir um portal para um mundo mágico, ou melhor dizendo, um universo, cheio de outros mundos esperando para que você os visite. E eu não estou falando só dos livros.
Em um Clube de Leitura, cada livro que nós lemos, é sim, um mundo esperando para ser visitado. Mas não é só disso que se trata. A melhor parte de fazer parte do clube, eu diria que são as trocas que ele proporciona. Poder conversar com outros leitores e, até mesmo com os próprios autores compõe uma experiência inestimável.
Há alguns meses, venho fazendo parte de um Clube de Leitura que tem como foco a literatura fantástica, o Espalhe Fantasia. Uma vantagem? Esse é um clube virtual, afinal, foi formado durante a pandemia, portanto, leitores do Brasil inteiro fazem parte desse grupo. E isso é maravilhoso! Pense numa coisa boa é durante os nossos encontros virtuais poder ouvir essa imensa variedade de sotaques que o clube possui. Além, é claro, da variedade de vivências, gostos, particularidades de cada membro.
Outro aspecto sensacional é que nesse clube nós gostamos de valorizar a literatura nacional (mas lemos internacionais também), então, sempre que estamos lendo um nacional contemporâneo, damos um jeito de conseguir que o autor da obra participe dos
nossos encontros virtuais. Por causa disso, já tive contato com autores como Carol Chiovatto, Ian Fraser e Ana Lúcia Merege.
Em suma, essa minha experiência incrível com clubes de leitura me faz te dar um conselho: se você gosta de ler, mas está há algum tempo sem conseguir, na famosa “ressaca literária”, procure um clube de leitura, as trocas com os outros membros podem te ajudar. Se você não gosta de ler, mas tem interesse em começar, também te recomendo, afinal, um Clube de Leitura é um ótimo lugar para isso. E por fim, se você gosta de ler, está sempre lendo, não tem nenhuma dificuldade, mas gostaria de ter mais gente para conversar sobre suas leituras, por que não fazer parte de um Clube de Leitura?