Hoje é dia 5 de novembro. Um dia bem importante para a cultura nacional. Sabe por quê? Bem, pra começo de conversa, é nesse dia que se celebra o Dia Nacional da Cultura. Além disso, hoje também é o Dia Nacional da Língua Portuguesa, em homenagem ao aniversário do escritor Ruy Barbosa, um dos defensores da língua portuguesa aqui no Brasil. Diante de um dia tão especial, eu separei alguns livros nacionais pra vocês conhecerem.
Diga Astrasgud – Socorro Acioli
São contos sobre nada mais, nada menos do que o universo das letras e palavras. Com um pé no realismo fantástico, somos conduzidos em viagens por verbos, palavras substantivadas, e muita diversão nessa jornada é garantida.
Araruama: O livro das sementes – Ian Fraser
Primeiro livro de uma saga de ficção fantástica, a história se passa em um mundo diferente do nosso, criado com inspiração nos povos originários, tanto do Brasil, quanto de diferentes regiões da América Latina. A obra, em uma linguagem muito poética, é contada sob o ponto de vista de diferentes personagens, jovens que vão se desenvolvendo ao longo da trama.
Bobagens imperdíveis para atravessar o isolamento – Aline Valek
Coletânea de textos, parte do universo transmídia “Bobagens Imperdíveis”, que também conta com outros livros, fanzine, podcast e newsletter. Possui reflexões, ideias, histórias, um pouco de tudo, sempre com aquele toque Valek, típico de tudo que a autora faz.
Durante aquele estranho chá – Lygia Fagundes Telles
Confissões, reflexões, diálogos, memórias… Encontramos aqui a verdadeira Lygia. Um dos presentes do livro, é poder achar ao longo das páginas, encontros entre grandes escritores, poetas, artistas, intelectuais, cineastas, do século XX. É maravilhoso ler a obra e de fato se sentir entre personalidades como Clarice Lispector, Simone de Beauvoir, Hilda Hilst, Glauber Rocha, e a própria Lygia.
Feliz Dia Nacional da Cultura e Dia Nacional da Língua Portuguesa para vocês!