Muitas pessoas já escutaram um artista se apresentar em um show ou programa de televisão e se perguntaram: “Será que ele está cantando mesmo?”. Não é novidade que grande parte dos músicos utiliza o playback em suas apresentações por motivos variados, mas o talento deles permanece intocável. Entretanto, com Milli Vanilli o playback não era usado apenas em alguns shows.
A dupla composta pelo francês Fab Morvan, e pelo germânico-americano Rob Pilatus, tinha o visual ideal para ser um grande sucesso no mercado musical. Mas havia um porém, eles não sabiam cantar. O produtor Frank Farian, que uniu os dois homens para formar o grupo, havia descoberto os vocais de Charles Shaw, John Davis, Brad Howell e as cantoras Jodie e Linda Rocco, que eram irmãs.
O talento dos músicos era genuíno, mas para promovê-los seria necessário um atrativo para o público. E que atrativo melhor do que dois homens atraentes que sabiam dançar? Frank teve a ideia de juntar os vocais dos artistas e as figuras dos dançarinos aspirantes a modelos, Fab e Rob. Eles seriam os responsáveis por se apresentar na frente das câmeras, enquanto os verdadeiros cantores “doariam” suas vozes para a dupla. Assim surgiu o Milli Vanilli.
Os que viveram a década de 90 sabem do sucesso que as canções do grupo fizeram. Com um ritmo contagiante e vocais carismáticos os supostos artistas conquistaram os ouvidos de um público diverso com seu álbum de estreia “All or Nothing”. Entretanto, os críticos não ficaram satisfeitos com as produções de Farian, pois diziam haver falta de criatividade nas músicas. Ao escutá-las pareciam seguir um padrão de sonoridade sem muita originalidade.
Entretanto, apesar das críticas, Milli Vanilli estava ascendendo cada vez mais, até chegar ao ponto de ganhar um Grammy de Melhor Artista Estreante em 1990, com a faixa “Girl You Know It’s True”. Contudo, alguns meses antes de receberem o prêmio, ocorreu uma falha técnica em um show ao vivo no Lake Compounce Theme Park, localizado em Bristol. A MTV estava gravando a apresentação em 1989, quando a fita cassete que reproduzia os vocais dos cantores emperrou, repetindo a parte “Girl You Know It’s…” diversas vezes.
Rob correu para os bastidores após o ocorrido, enquanto Fab continuou a dançar, como se a falha técnica fizesse parte do show. Os fãs não se importaram com o ocorrido, mas os críticos fizeram comentários não muito agradáveis sobre a apresentação. Os rumores sobre a veracidade do talento das figuras de Milli Vanilli cresceram após isso.
O rapper Charles Shaw, que também tinha seus vocais utilizados nas apresentações do grupo, havia revelado para um repórter de Nova Iorque que Fab e Rob não tinham cantado em nenhuma faixa do álbum. Porém, após receber cerca de um milhão de dólares Charles retirou suas afirmações, dizendo que os dois dançarinos eram apenas dublês de seu próprio álbum.
Além dos rumores a fama da dupla subiu a cabeça de Rob, o fazendo afirmar em uma entrevista que eles eram mais talentosos que Bob Dylan, Elvis Presley, Paul McCartney e Mick Jagger, o que o fez ser ridicularizado pelo público. Com as suspeitas de fraude crescendo, Frank Farian decidiu revelar ao público a verdade sobre Milli Vanilli. O produtor afirmou que os verdadeiros cantores por trás de Fab Morvan e Rob Pilatus eram Charles Shaw, John Davis e Brad Howell. Frank disse que conheceu os dois aspirantes a modelo em uma discoteca em Berlim, e como os verdadeiros artistas não tinham o visual necessário para alcançar o sucesso, os chamou para participarem do projeto como a “imagem” do grupo.
Após a revelação de Frank, o Grammy do Milli Vanilli foi retirado quatro dias depois. Cerca de 10 milhões de pessoas foram reembolsadas nos EUA, por meio da lei de proteção ao consumidor contra fraudes. Apesar do ocorrido, os verdadeiros cantores por trás do Milli Vanilli foram lançados no mercado com o nome de “The Real Milli Vanilli”, onde produziram alguns álbuns com a cantora Gina Mohammed e Ray Horton, incluídos entre os integrantes.
Fab e Rob foram para Los Angeles para assinar contrato com uma gravadora, onde as faixas produzidas seriam cantadas por eles. Porém, apesar de terem sido lançados com o nome de “Rob&Fab”, o sucesso da dupla não foi muito grande. Os críticos não gostaram da voz de Fab, que foi considerada ruim e apenas um álbum foi lançado pelo grupo. Milli Vanilli foi um marco musical da década de 90 e suas músicas são lembradas até hoje, mas eles foram um exemplo de que mentira tem perna curta, mesmo para os mais famosos.