A série canadense Anne With an E, com três temporadas disponíveis na Netflix, conquistou fãs, ao redor de todo o mundo, envolvidos pela história de Anne Shirley, uma pequena órfã adotada pelos irmãos Marília e Matthew Cuthbert. Anne acaba indo morar na fazenda dos Cuthbert por engano, pois eles esperavam a chegada de um menino para ajudar com os trabalhos na fazenda. Após uma infância sofrida e sempre lidando com a rejeição, Anne consegue conquistar seu espaço no novo lar e viver uma vida cheia de aventuras ao lado de amigos e familiares.
A história da série traz diversas reflexões a respeito da vida e principalmente sobre ser mulher em uma sociedade onde apenas os homens eram visto como capazes de assumir determinados papéis. Apesar do breve resumo sobre a série Anne With an E, o Mural Indica de hoje não vem com o objetivo de indicar apenas o seriado, mas sim os livros que deram origem a ele.
Muitos não sabem, mas a produção canadense é inspirada nos livros da escritora Lucy.M Montgomery. Em seis títulos, Anne de Green Gables, Anne de Avonlea, Anne da Ilha, Anne de Windy Poplars, Anne e a Casa dos Sonhos e Anne de Ingleside, Lucy relata a história da protagonista desde a infância até a velhice, possibilitando que os leitores acompanhem todo o crescimento da personagem através de acontecimentos importantes da vida dela. Por ter diversos livros, também é possível conhecer novos personagens a cada local visitado por Anne como eles se encaixam na vida dela.
Um outro ponto positivo de conhecer mais sobre Anne através da escrita de Lucy é acompanhar a realidade de um tempo aparentemente tão distante da modernidade e se surpreender sobre como os livros e a série de TV conseguem conversar entre si mesmo separados por décadas.
A leitura também é cheia de novas descobertas históricas e não encontra obstáculos em qualquer faixa-etária, podendo ser facilmente aproveitada por todos os públicos.