Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

Três livros para adicionar nas suas próximas leituras

 

 

 

 

 

 

No próximo sábado (25) será comemorado o Dia do Escritor, em homenagem a data selecionei três livros, de autores nacionais e internacionais, que marcaram alguns momentos da minha vida e valem a pena serem lidos por todos. Confira. 

 

Senhora – José de Alencar 

Durante uma fase da minha vida tive um certo bloqueio com a literatura nacional, principalmente clássicos que sempre estavam ligados a obrigações escolares. No entanto, José de Alencar rompeu essa barreira com a história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas, contada no romance Senhora. O livro retrata questões sociais e um amor marcado por mágoas do passado. 

Quando mais nova, Aurélia se apaixonou por Fernando, mas a moça não era rica e ele optou por casar com uma outra mulher que teria mais a oferecer. Os anos passaram e uma herança fez com que Aurélia ascendesse socialmente e ela decide “comprar” Fernando, oferecendo uma alta quantia para que ele se case com ela, o acordo tem uma condição: ele só pode descobrir quem é a noiva na véspera do casamento. 

Quando o segredo é revelado, Fernando fica feliz pois garante que sempre amou Aurélia, mas ela avisa que o casamento não passa de uma fachada. Ao longo da leitura fluída, o leitor pode acompanhar a interação entre os dois personagem e também refletir sobre a influência do dinheiro na vida humana, independente da época.

 

 

Extraordinário – R.J Palacio

O livro conta a história de August, um inteligente garotinho que possui uma deformação no rosto causada por uma rara doença. Durante muito tempo a família dele resolve não expô-lo a sociedade, para evitar os constrangimentos que sempre acontecem nas raras vezes em que ele sai de casa. Por isso, August estuda em casa e é superprotegido por seus pais e sua irmã, uma vida que o deixa bastante satisfeito. 

Porém seus pais decidem que está na hora dele frequentar uma escola de verdade e fazer amigos, deixando o garoto completamente aterrorizado com a ideia. Mesmo fazendo de tudo para não ir, chega o dia que August vai a escola pela primeira vez e começa a ser olhado de forma estranha pelos alunos do colégio. Tendo que enfrentar os olhares e falas capazes de machucá-lo mais do que qualquer outra coisa, ele lida com a dificuldade de fazer amigos e mostrar que tem muito a oferecer. 

Durante a história é possível crescer com August e ver o mundo com uma visão diferente. Começamos a perceber que muitas vezes agimos como a maioria do colégio e isso precisa mudar, o livro é uma grande lição de vida e uma história de superação.

 

Todo dia a mesma noite – Daniela Arbex 

O livro-reportagem “Todo dia a mesma noite” escrito pela jornalista Daniela Arbex conta detalhes da tragédia que ocorreu em 2013 na Boate Kiss, localizada na cidade de Santa Maria, deixando 242 mortos. Já conhecida por contar histórias densas, Daniela traz relatos de familiares das vítimas, sobreviventes, profissionais envolvidos na equipe de resgates e profissionais da área da saúde que relatam as horas de terror vividas em uma noite que até hoje não acabou. 

Ao contar a história a partir dos próprios envolvidos nela, a jornalista faz um memorial para que aquela noite não seja esquecida e a justiça possa condenar os envolvidos na tragédia. 

Ler “Todo dia a mesma noite” é ser transportado para uma realidade que os jornais jamais conseguiriam passar em poucas horas de transmissão e sentir a angústia a cada novo relato de pessoas que sentiram na pele e viram tudo acontecer diante de seus olhos. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *