Fortaleza, CE
contato@muraldaanapaula.com.br

3 séries documentais brasileiras para assistir durante a quarentena

A lista do Mural de hoje traz três séries documentais brasileiras para que vocês possam assistir durante essa quarentena (e depois também! Dica pra vida!): Guerras do Brasil, Marielle e Em Nome de Deus.

Considero as três super produções documentais brasileiras, vale a pena assistir e compartilhar com os amigos!

1. Guerras do Brasil.doc (2018)

Netflix: 'Guerras do Brasil.doc' põe em dúvida nosso caráter pacífico
Com direção de Luiz Bolognesi, a série reúne cinco episódios que revelam fatos e diferentes versões dos principais conflitos armados da história do Brasil. O diretor reúne narrativas dos principais conhecedores desses fatos e acrescenta imagens de arquivo e narrações. Ele destaca a Guerra da Conquista e a dizimação do povo indígena, a Guerra de Palmares e o horror da escravidão, a Guerra do Paraguai como o maior conflito da América Latina, lembra da Revolução de 1930, com o fim da República Velha até a Era Vargas e finaliza com a Universidade do Crime, marcada pela guerra do tráfico das ruas brasileiras que matam cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Disponível na Netflix.

Na minha perspectiva, essa série documental é uma ótima alternativa para recuperar aulas perdidas sobre história do Brasil! Rs. Os participantes envolvem e são bem didáticos ao explicar sobre os acontecimentos históricos. E aí vem um spoiler: destaco a participação de Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor, durante um dos episódios.

2. Marielle – o documentário (2020)

Marielle - O Documentário - Série 2020 - AdoroCinema
Dispensa apresentações, mas, seguindo o protocolo: no dia 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes foram assassinada a tiros. Até hoje o crime não foi solucionado e o culpado está impune. O documentário mostra quem foi Marielle, política e ativista, a partir de imagens de arquivo e entrevistas com pessoas envolvidas no caso. Símbolo do ativismo social e moradora do Complexo da Maré – uma das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro, a história de Marielle deu origem à uma série documental na plataforma de streaming Globoplay. Dirigido por Caio Cavechini, a série conta com seis episódios, que buscam contar quem é Marielle Franco e Anderson Gomes e o que se sabe a respeito do crime.

Um documentário forte sobre uma mulher forte. Vale a pena assistir.

3. Em Nome de Deus

Em Nome de Deus | Assista online aos episódios no Globoplay
Lançado recentemente pela plataforma Globoplay. O caso de João de Deus é contado em seis episódios que acompanham a história do médium desde sua infância em Itapaci, em Goiás, até sua prisão por crimes sexuais. A série conta com depoimentos inéditos de sete mulheres que decidem expor como atuava João de Deus e expõe detalhes sobre a investigação jornalística que deu início à verdadeira descoberta de quem era um dos médiuns mais famosos do mundo. As vítimas, que nunca haviam se encontrado, decidem compartilhar seus relatos em uma roda de escuta solidária no estúdio onde foi gravado o Conversa com Bial, com a holandesa Zahira Mous, primeira a denunciar publicamente o médium em 2018. “Em Nome de Deus” é uma série original Globoplay que conta com argumento e criação de Pedro Bial, roteiro de Camila Appel, direção de conteúdo de Fellipe Awi e direção de Mônica Almeida, Gian Carlo Belloti e Ricardo Calil.

Acredito que esta foi uma das melhores produções que pude assistir nos últimos tempos. Além do fato de me sentir acolhida por ser jornalista, me senti, principalmente, representada por ser mulher. Fora os incríveis aprendizados que toda a equipe jornalística do documentário e investigação são capazes de passar. Confiram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *