Criada, roteirizada e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge, Fleabag é uma dramédia britânica que acompanha uma mulher de 33 anos sem a menor ideia do que está fazendo da vida. A jovem adulta enfrenta problemas cotidianos do universo feminino como conflitos familiares, dificuldade em relacionamentos e insatisfação profissional e sexual enquanto lida com a recente perda da mãe e o luto pela melhor amiga que morreu em uma espécie de suicídio acidental.
O feminismo integra o tema central da série, assim como melancolia e solidão. Longe de ser previsível, a trama apresenta as questões existenciais da personagem estruturadas em um roteiro impecável com monólogos memoráveis e diálogos brilhantes que vão te levar do riso ao choro em segundos.
Fleabag vive em Londres, onde administra um café à beira da falência. Sua irmã Claire (Sian Clifford) é sua antagonista; metódica, bem sucedida e organizada. Ambas esbarram na relação complexa com o pai omisso (Bill Paterson) e a madrasta detestável (Olivia Colman).
Uma das identidades mais marcantes da série é a quebra da quarta parede (uma parede invisível que separa o público dos atores). A protagonista introduz o público na história ao estabelecer um diálogo íntimo e de caráter confidencial com potencial para nos tornar seus cúmplices. Muitas vezes, apenas com um olhar para a câmera ela consegue se fazer entender. Você vai se sentir profundamente próximo da personagem e, acredite, vocês serão amigos.
E é claro que, em resposta à performance exemplar, a dramédia roubou a cena nas premiações mais importantes da TV, lotando a estante da Phoebe de prêmios. Consagrada como maior destaque da noite, a queridinha do Emmy 2019 conquistou quatro estatuetas: melhor roteiro de comédia, melhor direção, melhor série de comédia e melhor atriz principal de comédia. Além do Emmy, Fleabag também faturou prêmios no Globo de Ouro, Critics’ Choice Awards e Bafta.
Fleabag não é apenas um retrato primoroso da mulher moderna. A originalidade genial de Phoebe, para além de ironizar os homens e explorar tabus, nos confronta com nossos próprios defeitos, tão facilmente identificados na protagonista que os evidencia. Fleabag é sarcástica, cômica, ácida, brutal. Fleabag é um brinde à imperfeição.
O que você está esperando? Corre para conferir e entender a aclamação dessa obra prima! A série tem só duas temporadas, 12 episódios de 25 minutos e está disponível na Amazon Prime Video.